O que é uma marca?
A marca é o bem mais valioso da sua empresa. É através dela que o consumidor vai distinguir a sua empresa, seus produtos ou serviços dos concorrentes - criando uma relação de confiança, e a transformando em referencial de qualidade.
A marca pode ser identificada através do nome (fonético) ou imagens (logo).
Com certeza você consegue identificar e distinguir as marcas abaixo facilmente:
Quando você vê essas imagens você consegue facilmente identificar as empresas em qualquer lugar do mundo, ainda que você não fale o idioma, e espera um nível de qualidade de cada uma delas.
Por que devo registrar a minha marca?
EXCLUSIVIDADE: Nenhuma outra empresa do mesmo ramo poderá usar a sua marca ou uma marca semelhante.
CREDIBILIDADE: Ter a sua marca registrada trará credibilidade perante os consumidores e parceiros, pois indica procedência e qualidade.
LUCRO: Sua marca é sua propriedade, você pode explorá-la financeiramente, vendê-la, cedê-la, licenciá-la ou franqueá-la.
E se eu não registrar a minha marca, terei prejuízos?
Se você não registrar a sua marca, você corre o risco de perder a sua marca para um concorrente ou estar utilizando uma marca já registrada, o que te vai gerar consequências como:
Processos judiciais: Ao usar uma marca já registrada, você pode responder criminalmente e/ou ter de indenizar o titular da marca pelos danos morais e materiais ocasionados.
Refazer o material da empresa: Você pode ser impedido de forma imediata a não utilizar mais o nome da empresa, precisando refazer a identidade visual, material, fachada, uniformes, redes sociais, etc.
Perder credibilidade: Você perderá a credibilidade e confiança que tinha construído com seus clientes, precisando se reestabelecer no mercado.
Como faço para registrar a minha marca?
Para garantir a proteção de sua marca em todo o território brasileiro, o registro deve ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e nós acompanhamos todo o processo para você.
Qual a validade do registro?
O registro de marca é válido por 10 anos, a partir da data da concessão. Mas você pode renovar o registro pelo mesmo prazo, quantas vezes quiser.
Quando devo realizar o registro da minha marca?
Durante o processo de desenvolvimento da marca é o momento ideal para consultar se a marca está disponível e realizar o seu registro.
Se você já é uma marca de referência no mercado, mas ainda não fez o registro, não perca mais tempo. Você está correndo um sério risco de perder a sua marca e ter que reconquistar a confiança de seus clientes e parceiros.
Comments